Conforme cronograma previsto pelo Orçamento Participativo com Ação Direta, após o período de Análise Técnica, as 11 propostas admitidas seguiram para a fase de votação, que decorreu entre 1 e 30 de setembro.
Durante esse período, foram recebidos 1026 votos, sendo que cada utilizador tinha direito a três votos, e podia registá-los de duas formas, através da plataforma digital do OPAD e por sms. Os votos foram distribuídos pelas duas formas previstas, tendo sido registados 503 votos na plataforma e 523 por sms.
Assim, damos-lhe a conhecer as sete propostas mais votadas, que irão iniciar a sua implementação no dia 9 de outubro, com um valor global de investimento por parte da Câmara Municipal de Aveiro de 131.881,11€.
Para a freguesia de Glória e Vera Cruz, foi proposta uma Rota segura para a Escola, um Parque da Cidade ATIVO, Calhas para Bicicletas nas escadas de Aveiro, o BICIBOX Aveiro – Estacionamento de longa duração para bicicletas, e o Aveiro Parklet – uma micro-praça para cada rua. Para o município de Aveiro, os cidadãos propuseram o kit A Nossa Rua e o Cidadania LAB.
Sendo Aveiro conhecida como cidade ciclável, três dos sete projetos vencedores estão relacionados com a utilização de bicicletas. A “Rota segura para a Escola” é, como o nome indica, uma iniciativa que tem como objetivo incentivar e promover viagens a pé e de bicicleta pelos mais novos para as escolas, através da criação de percursos quer clicáveis que pedonais e do melhoramento das condições de circulação nas imediações das escolas. As “Calhas para Bicicletas nas escadas de Aveiro” pretende a colocação de escadas metálicas nas escadas existentes no espaço publico da cidade, para um uso mais seguro e confortável da bicicleta. BICIBOX Aveiro – Estacionamento de longa duração para bicicletas é um projeto que propões o reforço das infraestruturas existentes em resposta à necessidade de parqueamento de longa duração para bicicletas, com a criação de estruturas fechadas, perto de zonas onde a intermodalidade de transpores públicos.
A pandemia Covid-19 veio mostrar a necessidade de melhorar espaços públicos, tornando a cidade mais resiliente às crises, mais solidaria e sustentável. O OPAD, lançado na fase de confinamento, permitiu aos proponentes apresentarem ideias em resposta ao cenário atual. O “Aveiro Parklet – uma micro-praça para cada rua” antecipa o desconfinamento seguro e controlado com a criação de esplanadas de uso público, pela ampliação do passeio sobre o estacionamento. Com condições de acessibilidade pretende ser utilizado por todos os cidadãos para que possam usufruir do exterior. Por sua vez, o “Kit a Nossa Rua” que dinamizar atividades lúdicas e de convívio social, respeitando o distanciamento social, com a disponibilização de um "kit" aos cidadãos, permitindo-lhes reaprender a viver os espaços públicos de modo seguro e inspirador.
O “Parque da Cidade ATIVO” vai dotar um dos espaços da cidade com infraestruturas adequadas à prática de exercício físico, criando um circuito acessível a todos. Ao longo de 6 meses serão dinamizadas atividades de apoio para que os cidadãos possam usufruir do circuito bem como natureza envolvente.
O projeto “Cidadania LAB”, cuja ideia também surgiu no início da pandemia, pretende promover a cidadania ativa abrangendo as 10 freguesias do município. Funcionará como um laboratório de aprendizagem onde serão criados contextos para abordar e discutir, de forma colaborativa, problemas e desafios da comunidade.
Segue-se a agora a fase de execução no qual as propostas serão desenvolvidas pelos proponentes em conjunto com a equipa do Município de Aveiro. Serão definidos e confirmados todos os requisitos, nomeadamente as localizações das propostas ou atividades previstas e todas as necessidades de aquisição de material e/ ou prestações de serviços, considerando o orçamento base submetido.