ÂmbitoProposta de âmbito geral
FreguesiaMunicípio de Aveiro
Data Submissão:08-04-2021
Valor Estimado16 030,00 €
TricotaRia é um projeto que assenta na partilha dos saberes associados às artes manuais. O tricot foi o ponto de partida para o nascimento desta ideia, uma vez que tudo começou num dos encontros do Grupo Tricot´Aveiro. Este grupo, que começou por se chamar Grupo de Tricotadeiras de Aveiro, iniciou as atividades no fim do Verão de 2011; tal como as nossas avós, quisemos voltar aos espaços públicos com as agulhas e os novelos. O grupo, que inicialmente se uniu pelo gosto de fazer malha, ganhou outra dimensão ao envolver-se com a comunidade em projetos com escolas, com instituições direcionadas a públicos específicos, nos bairros e noutros espaços públicos. Estes momentos revelaram-se momentos únicos de aprendizagem, de memórias e de partilha.
Com base nestas histórias felizes, ousamos ir mais longe. Queremos chegar a mais pessoas e queremos que mais pessoas cheguem até nós. A rua é o nosso lugar preferido, mas em Aveiro o clima nem sempre é nosso amigo. Falta-nos um espaço para guardar os nossos muitos novelos e agulhas, as mantas para pôr na relva, as cadeiras para os avós se sentarem e uma mesa de trabalho.
A nossa proposta apresenta duas ideias - um espaço fixo ou uma viatura - que assentaram no mesmo propósito: por um lado, criar um espaço de armazém e, por outro, proporcionar melhores condições de chegar até às pessoas. No caso do espaço, será a nossa casa, sempre de portas abertas para receber quem nos quiser visitar. Se a opção for a viatura, a casa passa a ser móvel e podemos chegar mais longe.
Seja qual for o desfecho, o que mais queremos é estar na comunidade e com a comunidade, com agulhas, meadas e novelos. Queremos ensinar e aprender, partilhar histórias, trocar experiências e contribuir para a felicidade e o bem-estar. Pessoas felizes constroem cidades felizes; no nosso caso, além de feliz, aveiro vai ficar ainda mais bonita, enfeitada com tudo o que vai nascer destas agulhas.